O Governador de Minas, Romeu Zema (Partido Novo) em entrevista a rádio CBN na manhã desta terça-feira (22/09), afirmou que um protocolo para retomada das aulas será apresentado e que a reabertura das aulas dependem da decisão do gestor de cada município mineiro.
Zema disse que o retorno as aulas deve ocorrer neste ano, que será de modo escalonado e que não tem nenhuma data confirmada para acontecer. Desde o mês de março que as aulas presenciais estão suspensas por causa da covid-19.
Sobre retornar as aulas presenciais o governador respondeu:
“Com certeza. Estamos ainda em setembro”.
“Sou da opinião, sim, que nós já temos condições de retornarmos porque o número de casos, o número de óbitos tem caído de forma consistente, e, hoje, nós temos um bom ‘colchão’ de segurança na rede hospitalar. Não podemos mais continuar prejudicando os alunos, os pais.
”Estaremos fazendo um esforço para que isso (o retorno às aulas) ocorra, mas com segurança”,
“O Estado estará orientando, oferecerá um protocolo, mas cabe a cada prefeito tomar a decisão. A maioria tem seguido o Estado, o que é muito bom”.
A realidade é que a retomada ainda esse ano será muito mais complexa que se possa imaginar, visto que os pais, em grande maioria terão grande receio de levar seus filhos sem que esteja disponível uma vacina.