A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio anunciou que eliminou a fila de espera para exames de tomografia e MAPA (monitoramento ambulatorial da pressão arterial). A medida foi possível graças à contratação de novos prestadores de serviço e à reestruturação interna da Central de Regulação, que ampliou a capacidade diária de agendamentos.
De acordo com a secretária de Saúde, Luciana Rocha, a mudança organizacional tem gerado resultados positivos. “Com mais prestadores e organização interna, conseguimos avançar. A meta é que todos os pacientes aguardem o menor tempo possível”, disse.
Apesar dos avanços, a demanda por exames de ressonância magnética ainda é considerada alta. Atualmente, mais de 500 pedidos aguardam agendamento. A expectativa da pasta é reduzir esse número de forma gradual e manter o tempo de espera dentro de, no máximo, dois meses.
Paralelamente, seguem em andamento as obras de reestruturação da rede básica. A reforma da Unidade Básica de Saúde do bairro Matinha deve ser concluída até setembro. Já no prédio da antiga Policlínica, as intervenções seguem para receber o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e o PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde).
Na área da prevenção, o município recebeu 929 doses da vacina contra a dengue destinadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, além de outras 1.054 doses para a segunda etapa da imunização em quem já recebeu a primeira aplicação. A vacinação está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de documento pessoal, cartão do SUS e carteira de vacinação.