Patrocínio passa a seguir as normas vigentes do Decreto do Estado de Minas Gerais e nele não é proibido a venda de bebidas alcoólicas nos municípios que estão na fase Roxa do Plano Minas Consciente.
Em coletiva à imprensa na tarde desta sexta-feira (05), o Secretário Municipal de Saúde Luiz Eduardo Salomão, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes Dr. Danilo Pereira e o Procurador do Município Dr. Anderson Aprígio falaram sobre as medidas e fiscalização por possíveis festas clandestinas após a liberação de bebidas.
Vejas a regras do Plano Minas Consciente fase Roxa:
As regras para as cidades que estiverem na onda roxa incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.
Nessa fase, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.
São considerados serviços essenciais:
- Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
- Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
- Bancos;
- Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
- Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
- Manutenção de equipamentos e veículos;
- Construção civil;
- Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
- Lavanderias;
- Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
- Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)