De acordo com Julia, a primeira semana será para que os alunos e professores se familiarizem com o material disponibilizado pelo governo. “Essa próxima semana será uma semana muito tranquila, para que vocês, professores e alunos, possam ir se reaproximando das atividades escolares de forma serena e muito compreensiva a esse momento sensível e cuidadoso pelo qual todos nós estamos passando”, afirmou.
Programa
A SEE informou que foram desenvolvidas três principais ferramentas para alunos e professores utilizarem nas aulas a distância durante o período em que as atividades presenciais para os estudantes estão suspensas. A primeira delas já está disponível: Planos de Estudos Tutorados (PETs), que são apostilas com o conteúdo das disciplinas, e deverá ser baixado no site: estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.
A distribuição para os alunos também pode ser pelos via site, e-mail e WhatsApp. Já aqueles que não têm acesso à internet receberão o material impresso.
Na segunda-feira (18/05) vai estrear o programa “Se Liga na Educação”, que vai exibir aulas que serão transmitidas pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã. “Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática será linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física). Na terça-feira o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia). Matemática será estudada na quarta-feira. Quinta será a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta-feira uma programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).”
Também a partir de segunda-feira será disponibilizado o aplicativo para dispositivo “Conexão Escola”. Na plataforma, alunos e professores terão acesso aos PETs e ainda poderão encontrar as aulas já exibidas no programa “Se Liga na Educação”.
Sindicato contrário
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se posiciou contrário à decisão do Executivo retornar às aulas, mesmo que de maneira remota. Foi afirmado que a liminar que suspendia a convocação dos servidores para trabalhar durante a pandemia da Covid-19 ainda está em vigor.
“A decisão do Tribunal de Justiça que suspendeu a convocação dos servidores da educação ainda está em vigor. Não teve nenhuma alteração. O Sind-UTE já informou ao Tribunal o descumprimenro da decisão por parte do Governo do Estado”, informou
Conteúdo extraído de OTEMPO.