Fique Ligado!

Se inscreva para receber nossas atualizações

Política

PEC que pode acabar com a reeleição no Brasil avança e promete transformar o poder a partir de 2030

A proposta que pode mudar para sempre a política brasileira ganhou novo fôlego ao avançar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A PEC 12/2022, que extingue a reeleição para prefeitos, governadores e presidente, além de estender mandatos para cinco anos, já provoca apreensão e articulações nos corredores do poder.

Se confirmada, a medida só passará a valer a partir das eleições de 2030, preservando o pleito de 2026, mas promete romper com décadas de práticas políticas tradicionais, forçando líderes a buscar novas estratégias para manter influência — seja elegendo aliados, migrando para o Legislativo ou disputando cargos federais.

A movimentação tem dividido partidos e políticos entre aqueles que temem perder espaço e quem vê na renovação uma oportunidade para fortalecer seus quadros. O embate promete esquentar, já que grupos ligados ao governo e aos estados resistem à mudança.

O que está em jogo vai muito além do calendário eleitoral: é uma disputa pelo futuro do poder no Brasil. O Congresso vai conseguir decidir o destino da PEC ainda neste ano ou o tema será adiado para o fogo cruzado das eleições de 2026? A resposta pode definir rumos para toda a próxima década.

Patrocínio é Notícia

About Author

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

You may also like

Política

Evento do MPMG: “8 de janeiro Nunca Mais” – um tributo à Ordem Jurídica e ao Regime Democrático

Evento no próximo dia 8 de janeiro, às 9h, a Procuradoria-Geral de Justiça em Belo Horizonte será palco de um
Política

Zema e Lula, Uma História de Alianças Que Não Foi Escrita – O Adeus ao “L” e o Foco em 2024

Foto Lula: Nelson Almeida/Getty Images  Foto Zema: Divulgação A disputa política entre o governador Romeu Zema, representante do Novo, e