domingo, 14 julho
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Tarifa Zero em Monte Carmelo: Um Sonho Distante para Patrocínio

Suspeitas de Corrupção e Falta de Transparência Mantêm Altas as Tarifas de Transporte Coletivo em Patrocínio

Foto: Reprodução Patos Hoje

Enquanto municípios vizinhos como Monte Carmelo e Patos de Minas já implementaram a gratuidade ou reduziram drasticamente o valor das tarifas no transporte coletivo, os moradores de Patrocínio continuam a pagar o abusivo valor de R$ 4,50.

A situação levanta questionamentos sobre as razões por trás dessa discrepância.

Em Monte Carmelo, a tarifa zero existe há 20 anos.

Diversas outras cidades mineiras seguiram o exemplo, proporcionando transporte gratuito aos seus cidadãos.

No entanto, Patrocínio parece estar em um universo paralelo, onde o transporte público continua sendo um peso financeiro significativo para seus habitantes.

A Viação Paraíso, responsável pelo transporte coletivo em Patrocínio, é uma das poucas empresas do setor que aparentemente não sente a crise.

Isso gera suspeitas sobre a relação da empresa com a administração pública e o acordo de corrupção passiva e ativa firmado na época de Júlio Elias.

Reprodução Jornal de Patrocínio
Reprodução Jornal de Patrocínio

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Enquanto isso os benefícios garantidos por lei para idosos e pessoas com deficiência parecem ser constantemente negligenciados.

A população está sendo saqueada ano após ano, sem que haja uma investigação séria e transparente sobre o que realmente acontece nos bastidores da administração municipal e das empresas que prestam serviços à cidade.

Patrocínio merece mais.

É hora dos cidadãos exigirem respostas e ações concretas para acabar com a corrupção e garantir um transporte público justo e acessível para todos.

Até quando a população vai tolerar essa situação vergonhosa?

É preciso lutar por transparência e justiça, antes que seja tarde demais.

Monte Carmelo conseguiu implementar a tarifa zero no transporte coletivo através de um modelo de gestão e financiamento que prioriza o bem-estar da população.

Esse modelo envolve subsídios públicos que cobrem os custos operacionais do transporte, permitindo que os cidadãos utilizem o serviço sem pagar diretamente pela passagem.

Esse subsídio pode vir de diferentes fontes, como impostos municipais, estaduais ou até mesmo parcerias com a iniciativa privada.

Por outro lado, Patrocínio enfrenta uma realidade diferente. A tarifa de R$ 4,50, uma das mais caras da região, é resultado de uma série de fatores:

Gestão e Prioridades

A administração pública de Patrocínio pode não ter priorizado o transporte coletivo como um serviço essencial que deve ser subsidiado.

Em muitas cidades, a falta de vontade política e a ausência de planejamento estratégico impedem a implementação de tarifas mais acessíveis ou até mesmo a gratuidade. Por outro lado pode ser muito lucrativo para a família de quem está comandnado a cidade.

 Interesses Econômicos

Empresas de transporte coletivo em Patrocínio, como a Viação Paraíso, podem estar lucrando significativamente com as tarifas altas e o passe livre de idosos e deficientes.

Suspeitas de acordos de corrupção e a falta de concorrência no setor contribuem para a manutenção de tarifas elevadas.

A relação próxima entre empresários e políticos locais pode influenciar na definição das tarifas e na resistência a mudanças que beneficiariam a população.

Falta de Transparência e Fiscalização

Denúncias de corrupção e superfaturamento de contratos, como no caso de asfaltamento, indicam uma gestão municipal que pode estar comprometida com interesses particulares, ao invés de focar no bem-estar coletivo.

A falta de fiscalização adequada permite que essas práticas continuem sem punição.

Para mudar essa situação, é necessário um esforço conjunto da população, que deve exigir mais transparência, investigar possíveis casos de corrupção e pressionar por políticas públicas que priorizem o transporte coletivo acessível e eficiente.

A comparação com cidades vizinhas mostra que é possível fazer diferente e melhor, beneficiando toda a comunidade.

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